Você sabe a diferenças entre IOT e IIOT?

Você sabe a diferenças entre IOT e IIOT?

A quarta revolução industrial está transformando a maneira como empresas, governos e humanos interagem com o resto do mundo conectado. Isso também se aplica às fábricas, que implementam tecnologias como a IOT para melhorar a eficiência operacional. Apesar de serem similares, existem diferenças IOT x IIOT.

Como a tecnologia ainda está se estabelecendo, os padrões ainda estão sendo definidos. Porém, as indústrias já estão começando a se preocupar com aceitação, custo, conectividade, segurança e muito mais, criando as estruturas necessárias para as Smart Factorys.

À medida que novas tecnologias e estratégias de conectividade chegam ao mercado, a inovação da IIOT continuará a evoluir. Essa tendência vai afetar indústrias de todos os tipos, bem como nossas vidas pessoais. Por isso, nesse artigo vamos ver as diferenças IOT X IIOT, com os seguintes tópicos:

● O que é IOT?
● O que é IIOT?
● Diferenças entre IOT e IIOT?

O que é IOT?

A Internet das Coisas (IOT) consiste em um sistema de objetos conectados um ao outro por meio da internet, coletando e transferindo dados em uma rede sem fio, sem a necessidade de intervenção humana.

Essa tecnologia abre muitas possibilidades empresariais e na vida diária. Qualquer objeto equipado com sensores e capaz de se conectar à internet pode fazer parte do sistema. Estamos falando de equipamentos médicos, biochips, painéis solares, carros autônomos, entre outros bilhões de dispositivos físicos.

Graças ao barateamento dos microprocessadores eletrônicos e à abrangência quase total das redes sem fio, qualquer coisa pode ser transformada em uma parte da IOT. Essa comunicação de dados em tempo real e autônoma está tornando a estrutura do mundo ao nosso redor mais inteligente e ágil.

Hoje, as empresas vêem a IOT como uma maneira de aumentar a receita, reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência. A implementação de dispositivos da IOT possibilitam a otimização dos fluxos de trabalho, visualização de padrões do usuário, automatização de processos e aumento da competitividade.

Apesar de utilizar essa tecnologia como ferramenta, muitas vezes suas aplicações gerais e específicas se confundem. Entretanto, existem diferenças IOT x IIOT.

O que é IIOT?

A Internet das Coisas Industrial (IIOT) é a utilização de sensores inteligentes e atuadores para aprimorar processos industriais e de manufatura. Ela utiliza esses equipamentos para realizar análises em tempo real, aproveitando a vantagem proporcionada pela coleta de dados gerados no ambiente industrial.

Ou seja, a Internet das Coisas Industrial é uma rede de dispositivos conectados para formar sistemas que monitoram, coletam, trocam e analisam dados. Isso é feito por meio de inteligência artificial. Essas informações importantes são usadas para orientar a tomada de decisões de negócios com mais rapidez e precisão.

Sensores e atuadores conectados permitem que as empresas detectem ineficiências e problemas mais rapidamente e economizem tempo e dinheiro, ao mesmo tempo que apoiam as ações de business intelligence.

Na manufatura, especificamente, a IIOT pode melhorar o controle de qualidade, práticas sustentáveis, rastreabilidade da cadeia de suprimentos e eficiência geral da supply chain.

A IIOT no ambiente de uma indústria 4.0 é ótima para processos como manutenção preditiva, serviço de campo aprimorado, gerenciamento de recursos e rastreamento de ativos.

Diferenças entre IOT e IIOT?

Em princípio, IOT e IIOT funcionam da mesma maneira. Ambos os conceitos têm o mesmo caráter principal de disponibilidade, dispositivos inteligentes e conectados. Mas existem diferenças IOT x IIOT.

A principal diferença entre os dois são seus usos gerais. A IOT trabalha para tornar a vida dos consumidores mais conveniente e fácil, enquanto a IIOT é usada para fins industriais, como manufatura, monitor de cadeia de suprimentos e sistema de gerenciamento.

Dessa forma, a IOT é B2C (business-to-consumer) e IIOT é B2B (business-to-business), o que acaba sendo uma das grandes diferenças IOT x IIOT.

Por isso, outra das diferenças IOT x IIOT é o grau de aplicação. A IIOT é desenvolvida para lidar com máquinas industriais, e utiliza sensores mais sensíveis e precisos, incluindo tecnologias mais sofisticadas de controle e análises avançadas.

Ao contrário, a IOT utiliza dispositivos tecnológicos mais simples com impacto de baixo risco. Por isso, os equipamentos da IOT também têm um preço mais barato, considerando seu volume de produção e recursos de tecnologia.

Ainda nesse sentido, as áreas de interesse são distintas. A IIOT é voltada para máquinas e sensores utilizados em atividades de alto risco e automação industrial, como engenharia aeroespacial, saúde e energia. Qualquer falha nesses sistemas pode resultar em risco de vida ou outras situações de emergência.

Por outro lado, a IOT é utilizada em dispositivos que geralmente não geram riscos ao consumidor quando ocorre uma falha. Eles criam situações de comodidade, em que a maior preocupação é a experiência do usuário. Essa é uma das diferenças IOT x IIOT mais claras.

Assine nossa Newsletter e receba as últimas matérias, notícias e ofertas especiais em sua caixa de entrada...